5 de novembro de 2007

Escola cria sistema de avaliação diferenciado

A Escola Estadual Omero Fernando Milano, situada em Itaquaquecetuba, São Paulo, criou um sistema diferenciado de avaliação e reforço escolar, visando remodelar o modelo tradicional de escolas públicas. Mudanças são constantemente promovidas na forma de educar na instituição.

O diretor Roberto dos Santos, na direção desde 2002, assessorado por seus funcionários iniciou a revisão do projeto pedagógico através do processo de avaliação. Ao invés de avaliações de conteúdo, a nota final do aluno passou a ser composta pelo conhecimento, desenvolvimento, atitude e respeito.

Além da avaliação e do reforço escolar, o eixo central do projeto é qualificar os alunos para que possam interferir no mundo em que vivem. Desse eixo nascem os projetos que acontecem bimestralmente na escola. Os professores escolhem temas importantes, que serão discutidos nos próximos dois meses. No final de cada bimestre, os 2.500 alunos apresentam, em uma semana, diversos trabalhos relacionados ao assunto. “Como resultado, acontece uma feira onde os estudantes podem expor o produto final de suas pesquisas para toda a comunidade”, explica.


Fonte: http://aprendiz.uol.com.br/content/rotufrohik.mmp
Ana Carolina Motta

Nenhum comentário: