O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na última terça-feira, 20 de novembro, no Palácio do Planalto, o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional no triênio 2007-2010. O Plano faz parte do conjunto de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é considerado como o "PAC da Ciência" e prevê investimento total de cerca de R$ 41,2 bilhões até 2010. O presidente anunciou também para março do ano que vem, um aumento de 20% no valor das bolsas da Capes e do CNPq.
Apesar do Brasil ter evoluido bastante, se tratando de pesquisa científica, ainda está muito distante dos países líderes no segmento. Não tem como pensar o desenvolvimento do Brasil, retirá-lo do seu atraso social e econômico, sem pensar no investimento em CT&I. Lula indicou também que o plano não se restringirá a injeção de capital, a intenção é diminuir a burocracia existente, o que leva o dinheiro para a pesquisa demorar oito meses para ser liberado.
Essa não pode ser uma atitude isolada desse governo, deve haver uma política constante de incentivo à pesquisa no país. Pois, cada vez mais, se presencia a emigração de pesquisadores para as nações ricas que oferecem melhores condições para se fazer pesquisas científicas e que possibilitam uma dedicação integral.
Leia a matéria na íntegra
Publicado por Caique Gonçalves
21 de novembro de 2007
Presidente Lula anuncia Plano de CT&I para o Desenvolvimento e promete aumento de 20% nas bolsas da Capes e CNPq
Postado por Educação em Pauta às 04:40
Marcadores: ciência, educação, Inovação, Investimento, PAC, pesquisa, tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário