Por Vilma Assunção
O Instituto de Ciência da Informação (ICI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) deflagrou no último dia 12 de março, a campanha “Livro Livre Salvador”. O objetivo do projeto consiste na liberação de livros em espaços públicos da cidade, como bancos de praças, terminais de ônibus, estações de trem, balcões de supermercados, restaurantes, entre outros, como forma de contribuir para o hábito de leitura da população. Este movimento já possui abrangência mundial, com franco desenvolvimento nos Estados Unidos, Europa e América Latina, mas infelizmente, com poucas iniciativas ainda no Brasil.
A abertura da campanha “Livro Livre Salvador” foi dada na Praça do Campo Grande, com a presença de autoridades e instituições parceiras. A ação irá se estender por todo o ano, no centro urbano e periférico da capital. "O principal objetivo da campanha é fazer com que a população periférica e carente tenha acesso a informação, a cultura”, explica Vanda Cunha, professora da UFBA e uma das responsáveis pela coordenação do projeto em Salvador.
Podem ser doados vários tipos de livros, como romances, crônicas, contos, poesias, biografias, livros sobre viagens, culinária e auto-ajuda, gastronomia, técnicos e científicos, religião, e filosofia. As doações devem ser encaminhadas para o campus da UFBA, no Vale do Canela, ou ainda, para as entidades parceiras, como Câmara Municipal de Salvador, Fundação Gregório de Mattos, Fundação João Fernandes da Cunha, Fundação Pedro Calmon, Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, entre outras. As doações podem ser feitas durante todo o ano.
6 de maio de 2008
População tem acesso à leitura em espaços públicos
Postado por Educação em Pauta às 12:21
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário