Ainda em estado de homologação, Amaury Gremaud, diretor de avaliação da educação básica do Ministério da Educação (MEC), anunciou que até o final do primeiro semestre, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pretende lançar um banco virtual com o desempenho dos participantes da prova do Enem. Essa ferramenta será usada pelas empresas como selecionadora de candidatos para estágio ou primeiro emprego.
Lembrando à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) [que disponibiliza os currículos acadêmicos de pesquisadores], esse serviço será como um curriculo on-line contendo todo o histórico de desempenho do aluno no Enem, dados socioeconômicos e outras informações. Os candidatos que queiram participar é só autorizar a divulgação de seus dados.
A consulta será restrita às empresas interessadas, através de uma senha, que dará acesso as informações dos participantes no exame de 2007. Segundo Dorivan Ferreira Gomes, diretor-geral do Enem, esse processo já era utilizado informalmente por algumas empresas para selecionar candidatos ou conceder bolsas de estudo e agora esse procedimento será formalizado.
As inscrições para a edição 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam em 5 de maio e vão até o dia 30 do mesmo mês. As provas serão aplicadas em 31 de agosto em cerca de 1,4 mil municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário