2 de maio de 2008

Escola Genesis firma parceria com a FTC.

A associação visa troca de visibilidade com projeto esportivo de imagem sólida e positiva.

Ananda Savitri


A Genesis de Bodyboarding firmou parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) em abril, último. As premissas que embasaram esta parceria pautaram-se na associação do bodyboarding com educação, já que, a logo prazo, estes jovens se tornarão alvo da própria faculdade. Afora esta questão, qualidade de vida, conduta moral e ética são valores propagados pela escola de surfe.

A organização, planejamento e concretização de atividades (competição de surf) geram exposição na mídia esportiva e sites do gênero, e capta patrocínio de empresas comprometidas com a responsabilidade social. Segundo o diretor da Gênesis Escola de Bodyboard, Márcio Torres, nos circuitos internos de competições e no Projeto Meninada nas Ondas (voltado para crianças carentes do bairro de Itapuã), atletas se destacam em competições nacionais e internacionais, como Uri Valadão, que atualmente é um dos melhores destaques do esporte no Brasil.

A ideação desse programa de inclusão social ainda está em fase inicial. Daí o motivo pelo qual se destina, por enquanto, às crianças moradoras deste perímetro urbano. De acordo com a assessoria de imprensa da organização, a inauguração do projeto “piloto” Meninada nas Ondas atende, a princípio, 12 crianças carentes do loteamento Alto do Coqueirinho, na referida localização (Itapuã). Mais de 4.000 alunos passaram pela Genesis. Mais que aprendizes de manobras radicais, eles se transformam em agentes mobilizadores do seu círculo social.


A escolinha também realiza parcerias com os colégios de Salvador, oferecendo aulas de bodyboard aos alunos dentro do seu plano didático-pedagógico. Pioneira desse esporte na Bahia há onze anos, formou em suas bases um quadro de árbitros que hoje, administra a Federação de Bodyboarding do Estado da Bahia (FEBEB).

Instituições parceiras da Escola Gênesis

Além da FTC, outras empresas investem na Escola Gênesis. “O trabalho de marketing gerado pelo projeto faz com que as organizações privadas associadas ganhem visibilidade ao atrelarem suas marcas a valores sociais e humanos”, atesta Márcio. Por se receptora das cotas de patrocínio de todos os patrocinadores a Torres Bodyboard Shop é beneficiada no projeto. Elas (as cotas) entram como mercadoria de patrocínio, com nota fiscal, sendo a base do crescimento de todo o projeto e faturamento desse esporte na Bahia.

A Cobra D’agua é o patrocinadora principal. Especializada em indústria de roupa (moda surf wear), disponibiliza uma cota mensal de roupas para a escola, e em 2008 realizará o “Circuito Cobra D’agua de Bodyboarding”. Serão três competições bem estruturadas que valerão pontos para o circuito baiano amador e profissional.

Especializada na indústria de produção de pranchas profissionais, a Gênesis Bodyboard, co-patrocinadora, disponibiliza nadadeiras. O Centro de Terapias Semeare oferece bolsa de treinamento físico para a corporação da escola, enquanto a agência de publicidade Via Mídia foca em campanhas de publicidade e em contatos facilitadores para a instituição.

Esses contatos são empresas prestadoras de serviços publicitários, como gráficas, empresas de sinalização e veiculação de outdoor. As campanhas são criadas em parceria com Anderson Mascarenhas, designer da Federação de Bodyboarding do Estado das Bahia (Febeb). Segundo Alan Abreu, sócio-diretor de mídia e produção da Via Mídia, “não há efetivamente um planejamento de comunicação. O porte da escola não permite isso”. Todavia, utilizam-se muitas assessorias de imprensa na divulgação da Escola Gênesis, bem como os resultados obtidos por seus alunos e atletas nos campeonatos.


A implantação da Escola Gênesis de Bodyboard se iniciou com a mudança profissional do seu idealizador, o diretor da escola. Aos finais de semana o mesmo ensinava surfe para amigos. Daí sentiu a necessidade de proporcionar qualidade de vida num focando a formação intelectual dos seus alunos. No dia 16 de agosto de 1998 houve a inauguração, sendo os presentes, amigos, parentes e curiosos.

Para fazer parte da instituição, os interessados devem telefonar pra a sede da escola (em Itapuã) 3249-3073. A matricula e mensalidades também podem ser conferidas no site www.escolagenesis.com . Sendo o aluno carente, o pré-requisito é ser morador do bairro de Itapuã e passar por uma avaliação sócio-econômica. Todavia, a escola tem apenas 10 vagas para alunos de baixa renda. “Num futuro próximo, quando pudermos atingir uma maior capacidade, divulgaremos nos veículos necessários a atingir democraticamente todos os moradores do bairro”, explica Márcio Torres.

Nenhum comentário: