Preocupados com a onda de violência nas escolas, os professores da rede municipal estão intensificando os trabalhos de conscientização dos alunos pela paz. Embora não haja registro de casos graves na rede municipal, o secretário de Educação Carlos Soares aposta na prevenção e já solicitou que os professores, diretores e coordenadores regionais de educação não economizem esforço no sentido de desenvolver ações contra a violência e pela paz nas escolas e na comunidade.
Além do reforço na segurança oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, (SMEC), as escolas dispõem de vários programas que contribuem para a redução da violência, evasão escolar e estimula uma cultura de paz, tolerância e respeito às diferenças.
Um exemplo é o Programa de Educação com Direitos Humanos – PROGREDH, um projeto institucional que visa formar e capacitar em direitos humanos, estudantes do 6º ao 9º ano e que já funciona em 26 escolas da rede municipal. Inclusive, já está em processo de formação um grupo de 300 alunos. Eles passaram por aulas teóricas, palestras, oficinas, seminários, encontro com promotores de justiça e visitas aos Centros de Apoio Operacionais e Unidades do Ministério Publico.
Josenara Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário