18 de abril de 2008

Sistema operacional sobre educação é discutido em Porto Alegre

Produzido especialmente para atender professores da rede pública de ensino, o sistema operacional Linux Educacional é tema de palestra na nona edição do Fórum Internacional Software Livre, que reúne mais de seis mil especialistas no assunto desde esta quinta-feira, 17, em Porto Alegre. O encontro estende-se até sábado, 19.
O Linux Educacional é um dos exemplos de aplicação do software livre em programas do Ministério da Educação. O sistema operacional é utilizado, por exemplo, pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), cujo objetivo é promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino básico. Instalado nos 12 mil laboratórios de informática que a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) começa a distribuir este ano, o Linux Educacional é uma ferramenta a mais da política de inclusão digital do governo.
Segundo o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, o sistema permite ao professor utilizar todos os recursos e ferramentas de produtividade do computador sem nenhum outro investimento. Cada laboratório de informática reúne mais de 200 instrumentos de aprendizagem, 800 vídeos educacionais da programação da TV Escola e os hinos nacionais. Os equipamentos também dispõem de 50 aplicativos educacionais livres, contemplam as grades de física e mais de 1,8 mil textos de literatura em português, espanhol e inglês, bem como química, biologia, matemática, geografia, história e português.
Além do Linux Educacional, o fórum conta com especialistas nacionais e internacionais, convidados para debater o uso do software livre em áreas como segurança, educação, economia, política, cultura e tecnologia, entre outras. A palestra sobre o Linux Educacional será ministrada no sábado, 19, às 19h, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10351
Josenara Sales

Nenhum comentário: