16 de junho de 2008

"Mãe! Quero ser Assessor"

Por Rafael Veloso

Esse é o título do seminário que será promovido pelos estudantes da Oficina de Assessoria de Comunicação da Facom - Faculdade de Comunicação da Ufba no próximo dia 17, terça-feira, de 8h às 11h. O evento gratuito acontecerá no auditório da Facom, localizado no campus de Ondina e tem o objetivo de responder a perguntas, como: o que é uma assessoria de comunicação, quais profissionais atuam nesse ramo e qual o seu papel estratégico dentro de uma organização?

Voltado para estudantes e demais interessados no assunto, o seminário contará com a presença de profissionais que desenvolvem o trabalho em diferentes segmentos do mercado: Robinson Almeida, Assessor Geral de Comunicação do Governo da Bahia; Ana Calazans, Assessora de Comunicação das Obras Sociais Irmã Dulce e José Cerqueira, responsável pelo Departamento de Comunicação da Braskem. Participarão também Giovandro Ferreira, professor e Diretor da Facom, e Marta Cardoso, Coordenadora do curso de Relações Públicas da Unifacs. Maiores informações através do blog http://queroserassessor.blogspot.com/.

14 de junho de 2008

Pesquisa revela importância de infra-estrutura em salas de aula


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou em maio uma pesquisa que aponta a influência dos chamados insumos escolares (computadores, material didático, qualidade dos professores, qualidade de infra-estrutura, quantidade de alunos por sala) nos resultados da educação brasileira. Segundo a pesquisa “O Impacto da Infra Estrutura Escolar sobre a Taxa de Distorção Idade-Série das Escolas Brasileiras de Ensino Fundamental -1998 a 2005”, investir em insumos escolares aumentaria gradativamente a qualidade de ensino em escolas municipais, estaduais e federais. O estudo aponta que a principal deficiência no ensino brasileiro está nas escolas rurais municipais do Nordeste, e que as condições precárias de ensino somadas à falta de infra-estrutura básica, como conhecimento técnico dos professores, banheiros ou energia elétrica, contribuem para o resultado.
Postado por: Lucas Sérvio

Abertas as inscrições para o curso "Síndrome de Down: o que o professor precisa saber". Vagas limitadas.

MINISTRANTES ASMAN CRISTINA RALIN: psicopedagoga, professora do Centro Eduicacional Especializado da Apae Salvador (Ceduc), dirigente da sala de Recursos Pedagógicos do Ceduc, capacitadora do programa de Apoio a Inclusão Escolar do Ceduc. ANA BEATRIZ ARAÚJO: especialista em Desvios do Desenvolvimento, professora do Ceduc, capacitadora do programa de Apoio a Inclusão Escolar do Ceduc.

OBJETIVOS

Compreender os principais aspectos relacionados à Síndrome de Down desmistificando conceitos provenientes do senso comum.
Instrumentalizar o profissional a atuar no espaço pedagógico de forma consciente e sistemática com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem do educando.

CONTEÚDOS

Conceito, histórico e características da Síndrome de Down (SD).
Desenvolvimentos motor, afetivo, cognitivo e social da pessoa com SD.
O desenvolvimento da linguagem da pessoa com SD.
O cotidiano da criança com SD no ambiente escolar (educação infantil e ensino fundamental).
Bases legais e princípios da educação inclusiva.


PÚBLICO ALVO

Profissionais da educação e áreas afins, estudantes universitários.

CARGA HORÁRIA
40h/aula DATAS 04 e 11 de julho – 18:15h às 22:00h 05 e 12 de julho – 08:00h às 18:15h

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Tel: (71) 3270-8356 E-mail: secretariacesex@apaesalvador.org.br
Responsável: Rena Rangel


Fonte:http://www.apaesalvador.org.br/agenda/agendacientifica/abertas-as-inscricoes-para-o-curso-de-aquisicao-de-linguagem-aproveite-as-vantagens-do-pacote-promocional

Postado por: Lucas Sérvio

Mais de 6 milhões de alunos vão participar das Olimpíadas de Português

Todos os estados brasileiros confirmaram presença na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2008. Com a finalidade de desenvolver o hábito da escrita e da leitura, a competição terá também a adesão de 98% dos 5.564 municípios do país. Este ano, são 55.570 escolas, mais de 6 milhões de estudantes e cerca de 200 mil professores participando do concurso.Parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, a olimpíada é uma forma de estimular a leitura e aprimorar o ensino da escrita em escolas públicas brasileiras. Segundo informações do MEC, a partir de agora, as escolas inscritas vão aplicar aos alunos as diretrizes dos cadernos de orientação pedagógica, por meio de oficinas de texto. A intenção é desenvolver a prática dos estudantes nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião. O envio dos textos para a seleção dos municípios será até o dia 18 de agosto.
Segundo a professora de língua portuguesa da Escola Classe 403 Norte de Brasília, Karana Martins Machado, os alunos estão muito animados com as olimpíadas. "Acho importante para os alunos pelo desafio. Eles são bem críticos e interessados e estão animados até pelo prêmio da olimpíada", disse a professora.
Karana Martins explica que os alunos estão trabalhando com textos literários infantis nas oficinas, e serão estimulados a discutir a realidade na qual estão inseridos, partindo do tema central O Lugar onde Vivo. "Tentamos explorar a criatividade deles e também iniciamos com a oficina da aprendizagem. Trabalhamos com os alunos a leitura e a escrita", explicou.
Segundo o MEC, a seleção dos trabalhos vencedores da olimpíada será em etapas. Na primeira, professores e comunidade vão escolher até 134 mil textos. Na segunda, especialistas em língua portuguesa e representantes das secretarias de Educação, universidades e comunidade indicarão as 25 mil melhores produções. Em seguida, serão definidos os 500 semifinalistas, que seguem para a etapa regional, de onde sairão os 150 textos que concorrerão à final. A última etapa será o encontro dos finalistas, em Brasília. Na capital, serão apontados os 15 vencedores. A premiação final será no dia 1º de dezembro.
Os semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleções de livros. Os finalistas, medalhas de prata e aparelhos de som. Aos vencedores serão entregues medalhas de ouro, computadores, impressoras e as escolas receberão laboratórios de informática, com por dez máquinas e uma impressora, além de livros para a biblioteca.

Fonte: Agência Brasil

Postado por: Lucas Sérvio

Pós-doutorado na Suíça dá bolsas de 2,5 mil francos

Benefício contemplará cientistas da médica. Inscrições até 15 de julho

Até o dia 15 de julho, o Programa Roche de Treinamento em Tecnologias Genômicas Aplicadas à Pesquisa de Medicamentos Inovadores recebe inscrições de cientistas para concorrer a quatro bolsas de pós-doutorado na Basiléia, Suíça. Podem se inscrever doutores em Medicina ou em outras ciências da vida (genética, genômica, proteômica e bioquímica das proteínas em laboratórios de medicina molecular) com fluência em inglês e que assumam o compromisso de permanecer pelo menos um ano na Suíça. A bolsa inclui gastos com transporte, hospedagem e seguro-saúde, além de um valor mensal de 2,5 mil francos suíços, o equivalente a R$ 3925,00 segundo cotação do dia 12/06.
Os interessados devem providenciar cópia do diploma de doutorado, currículo em inglês (incluindo experiência profissional e de pesquisa) com dados pessoais e de contato e um texto de até duas páginas, em inglês, com descrição de interesses de pesquisa e metas de carreira, além de uma carta de recomendação de sua instituição de origem ou de referência. Toda documentação deverá ser encaminhada pelo Correio para o Ministério da Saúde. A correspondência deve ser enviada para: Ministério da Saúde - Secretaria de Ciência,Tecnologia e Insumos Estratégicos - Esplanada dos Ministérios, Bloco G, 8º Andar, Sala 851 - 70058-900 - Brasília (DF).
É opcional o envio de um projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante a bolsa. As propostas serão analisadas por um comitê de pesquisadores dos Laboratórios de Medicina Molecular da Roche, que serão os orientadores durante o programa de treinamento. Os resultados serão divulgados no dia 30 de agosto, nos endereços www.saude.gov.br e www.roche.com.br.

Fonte:http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=16131

Postado por: Lucas Sérvio

Abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que reconhece e valoriza projetos de ensino-aprendizagem realizados por educadores brasileiros.
A intenção do evento é fomentar o desenvolvimento de melhores práticas educacionais na rotina diária das instituições de ensino, promovendo a troca de experiências entre educadores, criando referências no uso inovador da tecnologia e valorizando as escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. É importante ressaltar que os grupos podem ter de um a dois participantes.
Para concorrer, basta enviar o projeto originado a partir de três dos programas educacionais promovidos pela Microsoft Brasil. São eles: Aluno Monitor, Gestão Escolar e Tecnologias e Aprender em Parceria. Já a categoria Educador Inovador premiará dois projetos que se destacarem no desenvolvimento de trabalhos inovadores de ensino-aprendizagem com o uso da tecnologia, seja em escolas públicas ou particulares. Vale destacar que, para esta categoria não é necessário que o educador tenha participado de um dos Programas Educacionais Microsoft. As inscrições e o envio dos projetos para o concurso podem ser realizados pelo site: www.educadoresinovadores.com.br.
Divulgação e premiação - Doze projetos serão escolhidos e conhecidos pelo público participante no evento nacional de premiação que acontecerá na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo, no dia 3 de setembro de 2008. Os participantes conhecerão propostas de educadores de todo o Brasil e terão a oportunidade de trazer novas idéias para o uso de tecnologia nas escolas.
Aqueles que apresentarem os melhores projetos serão premiados com um moderno Notebook, contendo o sistema operacional da Microsoft Windows Vista e o pacote de aplicativos Office 2007. Assim, cada um poderá dar continuidade na criação de novas idéias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.
Os educadores responsáveis pelos projetos vencedores apresentarão seus trabalhos em um evento internacional da Microsoft e concorrerão com projetos educacionais de diferentes países.

Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br

Postado por: Lucas Sérvio

Estudantes promovem seminário sobre Ascom

Os estudantes da disciplina Oficina de Assessoria de Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-Ufba) promove nesta terça-feira (17), de 8h às 11h, o seminário 'Mãe! Quero ser Assessor'.
Voltado para estudantes e demais interessados no assunto, o evento contará com a presença de profissionais que desenvolvem o trabalho em diferentes segmentos do mercado: Robinson Almeida, Assessor Geral de Comunicação do Governo da Bahia; Ana Calazans, Assessora de Comunicação das Obras Sociais Irmã Dulce e José Cerqueira, responsável pela Comunicação Externa da Braskem. Participarão também Giovandro Ferreira, professor e Diretor da Facom, e Marta Cardoso, Coordenadora do curso de Relações Públicas da Unifacs.

A entrada é gratuita e acontecerá no auditório da Faculdade, localizado no campus de Ondina. Maiores informações através do blog http://queroserassessor.blogspot.com/.

Fonte: http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=179074&id_secao=151

Postado por Fúlvio Oliveira

Inscrições para o ProUni terminam hoje

Por: Erika Cunha

SÃO PAULO - As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) terminam nesta sexta-feira, às 21h. Estão disponíveis 119.529 bolsas de estudo – 47.006 integrais, 42.270 parciais (50%) e 30.253 complementares (25%). As incrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do programa.
Para concorrer, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2007 e obtido média mínima de 45 pontos, além de ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular sob a condição de bolsista integral.
O aluno precisa comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50) para a bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 1.245) para a bolsa parcial.
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 118 mil estudantes já se inscreveram para o processo seletivo. A lista dos alunos pré-selecionados será divulgada no dia 18 de junho. Os alunos deverão comparecer entre os dias 23 de junho e 4 de julho às instituições para as quais foram selecionados, para confirmar os dados informados na inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800- 616161.
A partir do dia 16 de junho, estará disponível na internet o formulário para que as instituições particulares de ensino incluídas no ProUni possam oferecer também aos alunos o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os estudantes têm até 24 de julho para se inscrever na própria universidade

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2008/06/13/inscricoes_para_o_prouni_terminam_hoje_1357508.html

"Tio Choquito" promove cursos e eventos educativos.

A Agenda do Tio Choquito faz divulgação de eventos ligados ao lazer, recreação, esportes e educação. Promovido pelo profissional de educação física, Maurício Leandro, a agenda traz uma novidade para o mês de Junho: curso de recreação para a Terceira Idade. O curso será realizado nos dias 28 e 29 de junho na cidade de Itabuna, no Sul da Bahia. O site do Tio Choquito conta com o apoio da Associação Brasileira de Recreadores e a realização desse evento ficou por conta da RECREA TRUPE. Os interessados devem buscar maiores informações no site do Tio Choquito www.tiochoquito.br ou através do e-mail choquito@tiochoquito.com.br . A elaboração e promoção desses programas tem caráter físico-educativos de forma planejada, estruturada e lúdica.
Postado por: Cláudia Leite

Caixa abre duas mil vagas de estágio para alunos do ProUni

A Caixa Econômica Federal, que é um banco estatal, reservou duas mil vagas de estágio para alunos de nível superior aos estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A prioridade aos universitários do ProUni nos estágios é resultado de uma parceria firmada este ano entre o Ministério da Educação e a Caixa.

Podem se inscrever alunos a partir do quinto semestre do curso. O estágio é de cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira, com duração de um a dois anos. A bolsa mensal é de R$ 475,00. De acordo com Josibel Rocha Soares, analista júnior da coordenação do programa da Caixa, o estágio abrange um grande número de áreas do conhecimento, entre elas, administração, letras, psicologia, engenharia, comunicação, contabilidade, processamento de dados. As áreas meio da Caixa, onde estão as superintendências, e as capitais oferecem o maior número de vagas, explica Josibel.

Saiba mais: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10500


Josenara Sales

SET promove campanha para motoristas no São João

"Curtir o São João pode. Beber e dirigir não pode". Esse é o tema da Campanha de Educação para o Trânsito às comemorações das festas juninas 2008. Promovido pela Superintendência de Engenharia de Tráfego – SET, através da Gerência de Educação para o Trânsito – GEDUT, a campanha tem por finalidade enfatizar as normas de trânsito e os riscos de acidentes causados pela agregação álcool x direção. O evento aconteceu hoje, às 8h em Salvador, no posto de Mataripe BR, na Avenida Bonocô. De caráter educativo, a campanha, teve por objetivo, abordar os motoristas, lembrando-os da obediência às leis de trânsito. Segundo Mirian Bastos, gerente da GEDUT, a campanha vai continuar: “Vamos colocar faixas em avenidas movimentadas, como Paralela, Bonocô e Garibaldi e na Rótula do Abacaxi e na próxima semana, as abordagens educativas da SET vão prosseguir em portas de escolas, faculdades, bares e restaurantes com distribuição de material informativo, visando coibir os abusos e irregularidades de motoristas”, afirmou Mirian.

Fonte: www.jornaldamidia.com.br

Postado por: Cláudia Leite

Educação auxilia Combate ao Trabalho Infantil

No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, o Ministério do Trabalho e Emprego promoveu eventos em todo o País para defender o “acesso à educação como resposta ao trabalho infantil”, tema proposto neste ano pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além disso, a fiscalização do trabalho realizou operações nas regiões e nas atividades econômicas onde há maior incidência do trabalho infantil. No dia 06 de junho, na capital baiana, foi realizado um “Seminário de Educação Resposta Certa” em favor da luta contra esse tipo de trabalho. O evento, que foi organizado pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, reuniu educadores, monitores, agentes públicos da Rede Social de Proteção à Criança e ao Adolescente, profissionais de organizações não-governamentais e de organismos ligados à educação, fiscalização do trabalho, conselhos de direitos, gestores municipais, membros do judiciário e Ministério Público. A Bahia participou ativamente desse evento, que discutiu, entre outros temas, as perspectivas e desafios para o enfrentamento do trabalho infantil no estado.

Fonte: www.sinait.org.br

Postado por: Cláudia Leite

Projeto Ambiental Coral Vivo vai beneficiar 200 professores

Situado no Sul da Bahia, o Projeto Coral Vivo tem por objetivos principais a pesquisa, a conservação e o uso sustentável de recifes de coral. Patrocinado pelo Programa Petrobrás Ambiental, o projeto conta ainda com o apoio do Arraial D’Ajuda Eco Parque, em Porto Seguro. Com o intuito de despertar interesse e conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação do meio ambiente, sobretudo do meio ambiente marinho, o Projeto Coral Vivo estará qualificando 200 professores da rede pública de ensino municipal e estadual, através do Curso Educação Ambiental para Conservação de Recifes a serem realizados nos meses de Junho e Agosto de 2008. Os municípios que serão beneficiados pertencem a Costa do Extremo Sul do Estado da Bahia como Belmonte, Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. A cerimônia do curso ocorrerá no dia 17 de junho, às 19h, no Espaço de Arte Galápagos e espera construir uma parceria com os educadores, tornando-os multiplicadores dos conhecimentos já obtidos sobre os ambientes recifais.

Fonte: ”Projeto Coral Vivo” Contatos: Caco Araújo - (73 3575-2353)

Postado por: Cláudia Leite

Governo investe em programa contra analfabetismo

O TOPA – Todos pela alfabetização é um programa do Governo do Estado da Bahia que visa promover uma educação de qualidade para a população de jovens e adultos, principalmente atingindo a comunidade carente. O programa garante as oportunidades necessárias ao incentivo da leitura e da escrita. O TOPA tem a preocupação de levar esse objetivo também à população da terceira idade conduzindo-os à melhoria da qualidade de vida e o direito ao conhecimento básico: ler e escrever. A Bahia ainda sofre com a ausência de políticas públicas que desejem investir no setor educativo. O IBGE comprova isso quando cita dados relacionados à taxa de analfabetismo: 18,8% para a população jovem acima de 15 anos (quase o dobro da taxa nacional) e 31,6% para a população da zona rural. Dentre os principais objetivos do programa, estão a redução do índice de analfabetismo e a realização de ações que contribuam com o desenvolvimento social e econômico da população baiana.

Fonte: site da Secretaria de Educação/Governo da Bahia (www.sec.ba.gov.br)

Postado por: Cláudia Leite

Seminário discuttirá venda de bebidas alcoólica para crianças

Ministério Público e Secretaria de Segurança Pública do Estado promovem no dia 18 de junho no Centro de Convenções, às 8:30, o I seminário Baiano sobre o Combate à Venda de Bebida Alcoólica a Crianças e Adolescentes.

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Salvador convida os coordenadores regionais de educação, diretores, professores e coordenadores pedagógicos da SMEC, para participar do evento.

Josenara Sales

Gestores são capacitados para melhor gestão do livro didático

Por Luana Valente
13/06/08
As escolas baianas agora deverão contar com uma melhor gestão do livro didático. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) acaba de capacitar representantes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc), para atuarem como multiplicadores no monitoramente do livro didático nas escolas públicas baianas. O treinamento ocorreu de 9 de junho até hoje (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Dados preliminares já apontam que, embora chegue à Bahia um número de livros suficiente para atender à demanda do estado, há falta de livros porque algumas escolas não fazem o remanejamento. "Há escolas que, equivocadamente, costumam guardar as sobras para o ano seguinte", explica o sub-coordenador de suprimento escolar da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Paulo Roberto dos Santos.
O treinamento incluiu desde a difusão de boas práticas quanto as ações de escolha, conservação, devolução e remanejamento até o uso do Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort). De acordo com a técnica do FNDE, Osvaldete Maria Rocha Ribeiro, atualmente muitas escolas deixam de receber o livro desejado porque não conseguem concluir o pedido no sistema. Em situações como essa, acabam recebendo as obras mais requisitadas pelo estado.
"Estamos ensinando o passo a passo para evitar que essa situação continue se repetindo", explicou a técnica. Além de estreitar a relação com os professores, a proposta do monitoramento é também constatar as principais dificuldades encontradas por eles durante o processo de escolha do livro didático e saber as condições que eles estão chegando às escolas.
De acordo com a resolução nº 3, de 11 de janeiro de 2008, do FNDE, a vida útil do livro deve ser de três anos. Para isso, cabe aos gestores e professores alertar a comunidade escolar para a necessidade da conservação, orientando os alunos a não riscá-lo nem rasgá-lo. O sub-coordenador de suprimento escolar destaca que as escolas ainda não dão ao livro a devida importância. "É por isso que há essa necessidade de ir in loco saber como o livro está sendo tratado, a sua distribuição e como efetivar um melhor acesso ao sistema", ressalta Paulo Roberto.
Fonte: ASCOM - SEC

13 de junho de 2008

Rede de educação profissional e tecnológica lança revista científica

Professores, pesquisadores, gestores e estudantes ligados à área científica e tecnológica já contam com uma publicação exclusiva para a divulgação de teses, dissertações e artigos científicos. A Revista Científica Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, publicação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), surge para dar visibilidade à produção científica das instituições de ensino nacionais e do exterior.
Em sua primeira edição, a publicação, de periodicidade anual, apresenta artigos inéditos, resultantes de estudos e pesquisas que abordam temas como o papel das licenciaturas tecnológicas, a formação de professores para a educação profissional e o apoio à pesquisa e à aplicação das tecnologias da informação na educação profissional e tecnológica.

Rede de educação profissional e tecnológica lança revista científica

Professores, pesquisadores, gestores e estudantes ligados à área científica e tecnológica já contam com uma publicação exclusiva para a divulgação de teses, dissertações e artigos científicos. A Revista Científica Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, publicação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), surge para dar visibilidade à produção científica das instituições de ensino nacionais e do exterior.
Em sua primeira edição, a publicação, de periodicidade anual, apresenta artigos inéditos, resultantes de estudos e pesquisas que abordam temas como o papel das licenciaturas tecnológicas, a formação de professores para a educação profissional e o apoio à pesquisa e à aplicação das tecnologias da informação na educação profissional e tecnológica.

Vida e obra de Darwin chegam a Brasília

A mostra apresenta a história de Darwin, sua formação acadêmica, descobertas e vida pessoal. Entre os destaques, animais vivos e orquídeas, que conectam os visitantes à surpreendente diversidade encontrada e estudada pelo naturalista.
Professores do Centro de Ensino Médio Ave Branca, de Brasília, Renato Trindade e Sandra Coinha levaram os alunos para conhecer a mostra. O estudante Vítor Santana ficou impressionado com a ousadia do cientista britânico em propor uma teoria tão controversa para a época.
A exposição faz parte das celebrações de 200 anos de nascimento de Darwin, que serão comemorados em 2009, em Londres. O Brasil é o único país da América Latina a receber a mostra que passará por Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Florianópolis.

Capoeira paz no mundo

Filme documenta uma homenagem ao diplomata Sérgio Vieira de Mello e destaca a importância da Capoeira ser apoiada por uma política pública específica. Realizado com o apoio do Ministério da Cultura, o documentário Capoeira Paz no Mundo presta uma homenagem ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto num atentado terrorista no dia 19 de agosto de 2003, em Bagdá, na sede local da Organização das Nações Unidas (ONU).O vídeo apresenta o ato em memória ao embaixador, promovido no Victoria Hall Theatre, em Genebra, um ano após a sua morte, e que destacou a importância da Capoeira ser apoiada por uma política pública específica.
Também são exibidos, ao longo do filme, depoimentos de alunos e mestres capoeiristas, que descrevem a importância da Capoeira como fator de integração.

Programa beneficia aluno com deficiência

O programa BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social ) na Escola irá identificar as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola das crianças e jovens com deficiência, de 0 a 18 anos. O trabalho será realizado por gestores que irão repassar o conhecimento adquirido durante os três dias do curso de formação para os demais responsáveis pela aplicação de um questionário que identificará as condições de saúde, assistência e educação em que vivem. Numa de suas primeiras ações, o programa identificou cerca de 270 mil crianças e jovens atendidos pelo BPC que estão fora da escola.

Brasil terá 354 escolas técnicas

De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Nos últimos cinco anos, porém, o Ministério da Educação já entregou à população 45 novas unidades das 64 previstas na primeira fase do plano de expansão. O MEC já deu início aos processos de implantação de mais 150 escolas, investimento de R$ 750 milhões. As novas escolas cobrem todas as regiões do país. A meta é chegar a 2010 com 354 escolas técnicas e 500 mil vagas.

Escolas municpais participam do I Festival de Quadrilhas de São João da Bahia

Secretaria Municipal da Educação e Bahiatursa realizam hoje (13), o I Festival de Quadrilha do São João da Bahia, as apresentações acontecerão até o dia 22 de junho, na Praça Municipal de Salvador. Vinte escolas municipais se inscreveram para o evento, que contará com a participação das quadrilhas Arraiá Afro Ambiental e Arraiá Pega Fogo, representando as escolas municipais Male Debalê e Santo André, respectivamente.As equipes serão avaliadas por um corpo de jurados que observarão itens como: criatividade, beleza, originalidade, harmonia e sincronismo.

As melhores quadrilhas participarão da final no dia 28 do mesmo mês, a partir das 16 horas. A campeã do evento será premiada com um passeio a Praia do Forte e ao Projeto Tamar, com direito a transporte, guia turístico e almoço.


Fonte: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/noticias-modelo.php?cod_noticia=218


Josenara Sales

TV Escola estimula melhoria na educação pública

Tv escola visa capacitar e atualizar professores da rede pública, contribuindo assim para a melhoria da educação, além de estimular o acesso e a utilização dos programas pelos educadores. A implantação do canal de televisão do Ministério da Educação ocorreu em 1996.Cada escola com mais de 100 alunos recebeu o kit composto por antena parabólica e vídeo-cassete.

A TV Escola exibe programação durante 24 horas diárias, abrangendo conteúdos de interesse para as faizas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta. E pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o País. Seu sinal está disponível, também, nas TVs por assinatura Directv (canal 237) e Sky (canal 27).


Fonte: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=69&Itemid=


Josenara Sales

CNN promove concurso para estudante de jornalismo

O“Concurso Universitário de Jornalismo CNN” Chega a sua 4° edição, os alunos de jornalismo de todo país, interessados em participar devem inscrever seu trabalho até o dia 23 de junho. O vencedor do concurso terá seu trabalho apresentado na CNN Internacional e ganhará uma viagem para conhecer a sede dos estúdios da CNN em Atlanta, nos Estados Unidos.


Fonte: http://edublog2007.blogspot.com/2008/06/cnn-concurso-universitrio-de-jornalismo.htm

Josenara Sales

Ensino fundamental atinge meta de 2009

Por: Erika Cunha

O aumento das médias dos alunos, especialmente em matemática, e a diminuição da reprovação fizeram com que, de 2005 para 2007, o país melhorasse os indicadores de qualidade da educação. O avanço foi mais visível no ensino fundamental. No ensino médio, praticamente não houve melhoria.
Os novos dados a respeito da qualidade da educação brasileira foram apresentados ontem pelo MEC (Ministério da Educação) em Brasília na divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira). Trata-se de um indicador que leva em conta tanto o aprendizado dos alunos, medido em testes de matemática e português, quanto os percentuais de aprovação.
Numa escala de zero a dez, o ensino fundamental em seus anos iniciais (da primeira à quarta série) teve nota 4,2 em 2007. Em 2005, a nota fora 3,8. Nos anos finais (quinta a oitava), a alta foi de 3,5 para 3,8. No ensino médio, de 3,4 para 3,5.
Embora tenha comemorado o aumento da nota, ela ainda foi considerada "pior do que regular" pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
É por meio do Ideb que o MEC monitora as metas de melhoria da qualidade estipuladas até 2022. O objetivo é chegar às médias dos países desenvolvidos -6 na quarta série, 5,5 na oitava e 5,2 no ensino médio.
De dois em dois anos, há uma meta intermediária. Para 2007, as metas do Brasil foram superadas, e o país já atingiu, inclusive, a de 2009, que era de 4,2.
No caso do ensino fundamental, o avanço é coerente com outras avaliações do MEC, que, em 2005, já identificavam uma melhoria, ainda que tímida, no desempenho da quarta série.
Já no ensino médio, os resultados não foram tão positivos, mesmo considerando que as metas de melhoria eram bastante tímidas nessa fase.
Quando se analisa cada Estado, dez não conseguiram atingir suas metas: Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco, Rio, Alagoas, Goiás, Amapá, Pará, Espírito Santo e Sergipe. Nos três primeiros, o índice ficou estável. Nos últimos, piorou.
Uma análise menos superficial nos dados do ensino médio mostra que o Ideb desse nível só melhorou de 3,4 para 3,5 por causa de um avanço, bastante modesto, no percentual de estudantes aprovados.
Esse percentual variou de 2005 para 2007 de 77,2% para 77,8%. No que diz respeito ao desempenho dos alunos em matemática e português (a segunda dimensão levada em conta no Ideb), a nota do ensino médio ficou estável em 4,4.
Matemática
A melhoria do ensino fundamental é explicada principalmente pela nota em matemática. Na disciplina, a média foi de 4,7 para 5,1, na quarta série, e de 4,7 para 4,9, na oitava. Em português, os avanços foram menores: de 4,5 para 4,6, na quarta, e de 4,4, para 4,5 na oitava.
Outro fator que contribuiu para o desempenho melhor no ensino fundamental é que a população com idade adequada para esse nível (sete a dez anos) está estável e com tendência de diminuição -pela queda nas taxas de fecundidade. O percentual de crianças fora da escola nessa faixa etária desde 2002 está abaixo de 3%.
O mesmo não ocorre no ensino médio, onde há 18% da população de 15 a 17 anos fora da escola e outros 34% estão atrasados (ainda no fundamental).

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u411589.shtml

12 de junho de 2008

I Conferência, o Estado chama para si a questão.

Apresentação

A democratização dos meios de comunicação, através da garantia plena a informação é direito fundamental do ser humano e deve ser assegurado pelo Estado. Este é mais um compromisso do governo em ampliar a participação e o dialogo social, estabelecendo uma co-responsabilidade entre o poder público e todos os segmentos da sociedade.
E para garantir o seu direito à comunicação, será realizada nos dias nos dias 14, 15 e 16 agosto de 2008 a 1ª Conferência de Comunicação Social da Bahia, convocada pelo Governo do Estado e promovida por organizações da sociedade (GT Comunicação - normalizada pelo decreto nº 10.592 de 22 de novembro de 2007), composto por representações dos setores organizados em torno desta temática para organizar, acompanhar e sistematizar as discussões da conferência.

Objetivos:

A formulação de políticas públicas de comunicação é essencial para formação da cidadania e o desenvolvimento local, sua ausência gera desinformação e fragilizam os laços que fortalecem as identidades e valores de cada território de nossa terra.
A 1ª Conferência Estadual de Comunicação social da Bahia será uma oportunidade ímpar para iniciar os debates sobre diretrizes para políticas públicas de comunicação como fator de inclusão social e cidadania, através da reflexão sobre os eixos-temáticos de comunicação e educação, democratização dos meios técnicos, novas mídias, sistemas digitais e internet, regionalização e produção cultural, TV, rádios comunitárias, etc.

Público-alvo:

O público alvo da conferência são profissionais da área de comunicação, estudantes de cursos de comunicação, professores e pesquisadores, empresários do ramo, comunicadores comunitários, assessores de órgãos públicos, entidades sociais e sociedade em geral.
Temas:
1) Comunicação e Desenvolvimento Territorial
* Identidade, Cultura e Comunicação
* Mobilização e Comunicação Social
* Produção, gestão e difusão local

2) Políticas Públicas de Comunicação
* Controle Social
* Financiamento Público
* Regulamentação do Sistema de Comunicação (Rádios comunitárias)
* Comunicação governamental

3) Comunicação e Educação
* Metodologia / Leituras Críticas
* Escolas e as TIC
* Universidade e Formação do professor

4) Cidadania e Novas TIC
* Inclusão Digital
* Software Livre
* Convergência Digital
As conferências territoriais serão realizadas em oito plenárias, a partir do agrupamento dos Territórios de Identidade, culminando com a 1ª Conferência Estadual de Comunicação Social da Bahia nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Hotel Sol Bahia em Patamares, Salvador.

Calendário:
Territórios de Identidade (escolha a sede para se inscrever)
Sede
Data
Local
Extremo Sul
Eunapólis
07/06/08
Colégio Modelo
Litoral Sul, Baixo Sul e Médio Rio de Contas.
Ilhéus/Itabuna
08/06/08
UESC
Vitória da Conquista, Bacia de Paramirim, Sertão Produtivo, Itapetinga
Vitória da Conquista
14/06/08
UESB
Oeste Baiano, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico
Barreiras
05/07/08
UNEB
Irecê, Chapada Diamantina e Piemonte da Diamantina
Irecê
12/07/08
UNEB
Sertão do São Francisco, Piemonte de Itapicuru, Itaparica e Semi-Árido Nordeste II
Juazeiro
19/07/08
Colégio Modelo
RMS e Recôncavo
Salvador
26/07/08
UNEB
Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe, Piemonte Paraguaçu, Vale Jequiriçá, Agreste de Alagoinhas e Litoral Norte
Feira de Santana
27/07/08
UEFS

Mais informações: conferencia@agecom.ba.gov.br

Telefone: (71) 3115-6025


Site -http://conferencia.comunicacao.ba.gov.br/index.php

Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo abre inscrições 11.06.08

O prazo final para a inscrição é dia 20 de junho de 2008. A Caixa, em parceria com a Revista Imprensa, promove este ano a quinta edição do Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho, pessoalmente ou via correio. As matérias de interesse da Caixa são as referentes à habitação, saneamento básico, meio ambiente, saúde preventiva, ensino fundamental, negócios em turismo e sustentabilidade.

Concorrem aos prêmios, distribuídos por categorias, os trabalhos inscritos para Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Fotojornalismo. Cada profissional pode inscrever quantos trabalhos quiser, desde que tenham sido publicados em veículos de comunicação com sede no país no período de 1º de maio de 2007 a 10 de junho de 2008. Estudantes universitários de jornalismo também podem participar.

Os vencedores de cada categoria recebem R$ 12,5 mil e um troféu de autoria do artista brasileiro Raul Córdula. Todos os participantes concorrem ao Grande Prêmio, no valor de R$ 25 mil, que será entregue ao melhor trabalho inscrito entre os finalistas. Os finalistas também recebem um certificado pela participação e todos os inscritos ganham uma assinatura semestral da Revista Imprensa, a partir do mês de julho.

Inscrições - Ficha de inscrição e regulamento completo podem ser obtidos no site www.portalimprensa.com.br/premiocaixa. Para a inscrição é necessário, além da ficha preenchida, o envio de cópias de cada trabalho concorrente, conforme solicitado no regulamento. O endereço para a inscrição é:

Imprensa Editorial, Rua Rego Freitas, 4546º andar, conjunto 61
Vila Buarque - São Paulo/SP.
CEP: 01220-010.

Diário Oficial da União traz publicada lei que amplia e reformula o ProJovem

Por: Erika Cunha

BRASÍLIA - A edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União traz publicada a Lei n.º
11.692, que reestrutura o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). O programa, criado em 2005, foi reformulado em abril.
A nova legislação já inclui o ProJovem Urbano, lançado em maio. A meta é levar de volta à escola jovens fora da idade escolar, sem o ensino fundamental, desempregados e sem qualificação profissional.
O Projovem Urbano compõe, com o ProJovem Adolescente, o ProJovem Campo e o ProJovem Trabalhador, o novo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).
A norma traz algumas modificações. A faixa etária para participar do programa, que era de 18 a 24 anos, passou a incluir jovens de até 29 anos. Antes, eles precisavam ter estudado até a quarta série e agora a exigência passou a ser apenas a alfabetização.
O ProJovem pode ser implantado em qualquer município brasileiro. Nas 130 cidades com mais de 200 mil habitantes, a adesão é feita diretamente pelas prefeituras. Nas demais, a execução do programa ficará a cargo dos governos estaduais que aderirem ao ProJovem Urbano.
Estão previstos para o ProJovem Urbano investimentos de R$ 1,2 bilhão até 2010 , R$ 394 mil deles a serem aplicados em 2008. O programa está sendo adaptado para que possa ser implantado inclusive em penitenciárias até o final deste ano.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2008/06/11/diario_oficial_da_uniao_traz_publicada_lei_que_amplia_e_reformula_o_projovem__1352351.html

11 de junho de 2008

Respire pelo Nariz e Viva Melhor

Por Rafael Veloso

Serviço de Otorrinolaringologia do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), mais conhecido como Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahjia (UFBA), promove, amanhã (12), às 10 horas, no seu anfiteatro, aula sobre a importância da respiração para a melhoria da qualidade de vida. O evento, em parceria com a Academia Brasileira de Rinologia, marca o lançamento da campanha nacional “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”.
O encontro será aberto ao público e ministrado pelo médico Marcus Miranda Lessa, coordenador científico da Academia Brasileira de Rinologia. A campanha tem o compromisso de esclarecer a importância de respirar bem pelo nariz em todas as faixas etárias. Existem diferentes causas que levam à sensação de nariz entupido e inúmeras formas de se investigar, prevenir e tratar.
Mais informações: www.respirepelonariz.org.br, www.rinologia.org.br.

Sociedade Primeiro de Maio investe no futuro de crianças e adolescentes

Por: Alessandra Ferreira

A sociedade Primeiro de Maio é uma ONG sem fins lucrativos, que tem como objetivo educar adolescentes e crianças carentes do bairro de Novos Alagados, através de trabalhos relacionados à esporte, lazer, arte e educação. A Associação conta com o apoio de convênios e parcerias para manter uma creche, três escolas comunitárias (do pré-escolar a 4ª série) e núcleos de capacitação sócio-profissional.
O Ceprima – Centro Profissional da Sociedade 1 de maio vem desenvolvendo um trabalho com 76 jovens, de idade entre 16 e 24 anos, inseridos em quatro núcleos: Aproveitamento de Retalhos, Elétrica, Serigrafia e Mecânica.
Além dos módulos que fazem parte do programa pedagógico do Consórcio – Equidade e Auxílio ao desenvolvimento Escolar (ADE) e da capacitação técnica, os participantes fazem parte do Clube Erê, aonde acontece as atividades culturais e esportivas. O jovem Paulo Cerqueira, 19 anos, conta que o esporte aliado à educação pode trazer ótimas surpresas. “Competições e atividades esportivas oferecem uma ótima oportunidade de experimentar vitórias e frustrações. Possibilita ainda o aprendizado do trabalho em equipe com disciplina e responsabilidade”, afirma Paulo.
O Programa Primeiro Emprego implementou um sistema de voluntariado, com carga horária de 100 horas, para os jovens que participam do Consórcio. A coordenadora do Ceprima, Vera Maria Machado Lazzarotto diz que “o voluntariado aproximou a jovem que está sendo capacitado daquele sem muitas perspectivas, que vive nas comunidades”.
As jovens do Ceprima estão com todo fôlego. No Núcleo de Aproveitamento de Retalhos elas criam sem parar. Produzem acessórios, roupas de banho e artigos para cozinha. Elas já realizaram junto com jovens da 25 de julho, um desfile de peças de banho e já expuseram os trabalhos em feiras organizadas pelo Consórcio, na Estação da Juventude em Salvador.
Nos cursos de Mecânica e Elétrica elas são minorias, mas marcam presença e garantem: “Estamos aprendendo no mesmo ritmo que os meninos”, declara Débora Almeida, 19, com o apoio dos colegas.
Maria Jane de Jesus, 23, diz estar entusiasmada com o trabalho e conta: “Nós estamos pensando em formar uma cooperativa”.
O Pangea, em parceria com o Ceprima, realizou com eles um módulo de associativismo, por aproximadamente um mês e já tem quem pense em investir no aprendizado. Lazzarotto diz que “os jovens são muito entusiastas, mas a maior dificuldade é poder acompanhar as iniciativas que surgirem, durante a fase de implantação.”
Mas há também os jovens que preferem tentar seguir outros caminhos. Alexinaldo Ferreira, 21 anos, membro do Conselho de Jovens do Consórcio, acredita que o curso de Elétrica, do qual faz parte, pode ser o caminho para uma faculdade de História ou Antropologia. “Trabalhando nessa área acho que posso conseguir meios de me sustentar numa faculdade”.
A sociedade Primeiro de Maio já beneficiou 1.560 adolescentes e crianças. A entidade vem mostrando à população que esporte, lazer e educação são fundamentais para o futuro da juventude.

10 de junho de 2008

Centro Educacional Santo Antônio realiza Semana de Incentivo a Leitura

Por Laíza Ramos
Envolver os alunos e a família no universo da leitura. Este é o objetivo da Semana de Incentivo a Leitura, realizada até esta quinta-feira (12), pelo Centro Educacional Santo Antônio (Cesa), em Simões Filho, unidade educacional das Obras Sociais Irmã Dulce, conveniada com a Secretaria da Educação do Estado. A novidade do evento, este ano, é a presença do Homem Livro, o ex-ajudante de pedreiro, Evando Santos, alfabetizado aos 18 anos, contará como transformou sua vida a partir da leitura. A paixão pelos livros o levou a ter um acervo de 42 mil volumes em casa e fundar 37 bibliotecas pelo país, além de estar entre os 100 brasileiros geniais eleitos pela revista Globe 2006 e premiado pela Academia Brasileira de Letras.
Hoje (10), durante todo o dia, Evando Santos irá falar para os estudantes atendidos pelo Cesa, de 1ª a 8ª série, e, na quarta-feira (11), o evento será aberto à comunidade local. No mesmo dia à tarde, é o momento de levar a mensagem às famílias. Serão feitas visitas a algumas residências, com distribuição de cestas básicas com um livro, a fim de sensibilizar para a leitura, não só o aluno, mas todo o núcleo familiar.A culminância das atividades acontece com um "Arrastão Literário", no dia 12, às 16h, na praça do Campo Grande, onde educadores e estudantes junto com o Homem Livro estarão declamando poesias e distribuindo panfletos de estímulo ao hábito da leitura. A diretora da unidade escolar, Solange Santos, afirma que este encontro tem três fatores importantes para a educação, por agregar valor a formação do educador, estimular a leitura dos estudantes e envolver a comunidade do entorno nas atividades da escola. "Pretendemos com esta iniciativa envolver a família no processo educacional, desde a orientação nas tarefas. E queremos muito mais. Que a leitura se torne um hábito, como escovar os dentes", ressaltou a diretora.
Fonte: SEC

Escola de Teatro e Espaço Xisto promovem ações conjuntas

Por Luana Valente

Em parceria com a Fundação Cultural do Estado, através do Espaço Xisto Bahia, a Escola de Teatro da UFBA realiza este mês apresentações gratuitas do espetáculo "Larilará macunaíma saravá", abertas ao público em geral e direcionadas a estudantes de nível médio, a partir de 15 anos, de instituições públicas e particulares de ensino. A iniciativa reafirma o compromisso de manter um freqüente diálogo com a comunidade e contribuir para a formação de platéia com a realização de produções artísticas e eventos culturais.
Trata-se da montagem de pré-formatura da trupe de teatro "Os 50'tões", formada pelos alunos do módulo V do Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação Teatral da UFBA, sob coordenação e direção da professora Hebe Alves. O espetáculo "Larilará macunaíma saravá" propõe uma discussão sobre a formação da identidade sócio-cultural do Brasil. O universo criativo e as técnicas de interpretação exploradas pela montagem também serão abordados em oficinas de teatro gratuitas, ministradas por alunos do elenco e destinadas a adolescentes a partir de 15 anos. Apresentações a partir de quinta-feira (12), às 10 horas, no Teatro Xisto Bahia (Biblioteca dos Barris); As oficinas, no mesmo local, são realizadas em duas turmas, das 14h às 16h e das 16h às 18h.

Fonte: UFBA

http://www.portal.ufba.br/ufbaempauta/2008/06junho/terca10/larilara

MEC altera calendário do ProUni para segundo semestre; serão oferecidas 119.529 bolsas

Por: Erika Cunha

O MEC (Ministério da Educação) alterou, nesta última semana, o calendário do segundo processo seletivo de 2008 do ProUni. O órgão já havia estendido o prazo com mais sete dias para o fim das inscrições, que terminam na próxima sexta-feira (13). Os candidatos selecionados em primeira chamada, que seriam conhecidos em 11 de junho, agora terão o nome anunciado no dia 18 deste mesmo mês. A confirmação da documentação poderá ser feita entre 23 de junho e 4 de julho. A matrícula estava marcada entre 16 e 27 de junho. Na novo calendário, os aprovados terão de 23 de junho a 9 de julho para fazer matrícula na instituição de ensino para a qual ganhou bolsa. A faculdade pode exigir, ainda, que o estudante passe por processo de vestibular. A segunda chamada está prevista para sair em 14 de julho. Uma terceira lista deve ser divulgada no dia 24 do mesmo mês. 119.529 bolsasO processo seletivo do ProUni, do segundo semestre de 2008, vai oferecer 119.529 bolsas. São 47.006 integrais, 42.270 parciais (50%) e 30.253 complementares (25%). Até a última quinta-feira (5), mais de 118 mil já haviam se inscrito. Os interessados em receber bolsas têm até as 21h do dia 13 de junho para se inscrever pela Internet. Para concorrer, o candidato deve ter feito o Enem 2007 (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido média mínima de 45 pontos, além de ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista integral. É preciso também comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50) para a bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 1.245) para a bolsa parcial de 50% do valor da mensalidade. Financiamento do restante da bolsaOs estudantes que têm bolsa parcial no ProUni podem financiar o restante da mensalidade pelo Fies, a linha de crédito estudantil do governo. Funciona assim: um curso que
custe R$ 600 mensais, por exemplo, com bolsa do ProUni de 25%, sairia por R$ 450 - valor que pode ser financiado com o Fies. O aluno deve pagar o valor financiado quando terminar a faculdade. Os juros são de 3,5% ao ano para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e Cursos Superiores de Tecnologia. Para o restante, é de 6,5%.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/prouni/

9 de junho de 2008

Biblioteca para ninguém

Depois de duas inaugurações prédio do arquiteto Oscar Niemeyer continua fechado

Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, ou Biblioteca Nacional de Brasília, deveria abrigar mais de 250 mil livros e colocar 200 microcomputadores á disposição do público, tornando- se, assim, uma das mais importante do País. No entanto, apesar de ter sido inaugurada duas vezes em 2006, ela permanece com as salas de leitura fechadas.

“O então governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz e a sucessora dele, Maria de Lourdes Abadia, inauguraram um prédio vazio e inacabado, e não uma biblioteca”.
Na época, nós aconselhamos que, enquanto o prédio estivesse construção, fosse organizado o acervo em outro espaço para que, Ana inauguração, fosse oferecida, de fato, uma biblioteca á população. Isso nunca aconteceu “ lamenta Antonio Miranda diretor da Biblioteca Nacional e professor da universidade de Brasília (UnB).

Uma das principais razões para que a biblioteca não esteja em funcionamento é o excesso de luz solar no ambientes, o que impede a inalações de estante computadores e mesas para leituras, entre outros móveis e equipamentos. O prédio também padece de falta de segurança vazamento e ausência de escadas e rampas para os visitantes, aos quais resta utilização de elevadores. Por sua vez o estacionamento é pequeno e o sistema contra incêndio, com esguichos com água no teto precisou ser trocado.

Criada em decreto em 1962 pelo então Primeiro Ministro Tancredo Neves, a Biblioteca Nacional possui cinco andares, auditórios e salas de estudos numa área de 11,2 mil metros quadrados. Em formato retangular, o pavilhão integra, o conjunto Cultural da Republica, que conta também com o Museu da República, o Teatro Nacional e uma obra prevista com praça e auditório com capacidade para 30 mil pessoas

Atualmente só funciona no prédio um centro de inclusão digital e um auditório para eventos culturais, o que gera gasto em energia elétrica e com os salários de 14 funcionários. Para completar, nos últimos dois meses, foram investidos R$ 8 milhões em reformas para que os cercas de 50 mil livros doados possam ser colocados á disposição da população ainda este ano. Esse é o objetivo principal de uma comissão especial formada pelo Governo do Distrito Federal, UnB e ministério da Educação, da Cultura e da Ciência e Tecnologia. “Estou lutando para que seja realizado um trabalho bem feito, o que demanda algum tempo, e infelizmente, prejudica a população que quer utilizar um serviço que ainda não temos condições de oferecer completa Miranda”

Fonte: Folha Universal, edição 842 pag.13

Análise de Discurso por Dominique Maingueneau

O Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai oferecer, pela primeira vez no Nordeste brasileiro, aos docentes e alunos de Letras e áreas afins, o Curso de Extensão “Análise de Discurso por Dominique Maingueneau”, que será ministrado em Língua Portuguesa pelo referido lingüista, considerado um dos maiores mentores da Escola Francesa de Análise do Discurso. Será realizado no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, localizado na Rua Augusto Viana, s/n - Canela - Palácio da Reitoria - CEP: 40110-909 - Salvador-Ba, no período de 25 a 29 de agosto de 2008.

As inscrições estão sendo feitas através do site http://www.fundacaoadm.org.br da Fundação ADM e na Secretaria da Direção do Instituto de Letras da UFBA - Rua Barão de Jeremoabo, 147 - Campus Universitário – Ondina - CEP 40170-290 - Salvador – BA - Telefones: (071) 3283-6210 / 3263-8208 (fax) - E-mail: letras@ufba.br - Falar com Eline Nolasco (das segundas às quintas-feiras, no turno da tarde e nas sextas-feiras, nos dois turnos). Para maiores esclarecimentos, segue anexo o folder do referido curso.

7 de junho de 2008

Tarde Lúdica no MAM

Por: Alessandra Ferreira

Cultura precisa ser compartilhada e não pode, nem deve, ser um privilégio das capitais. É só observar o número crescente de atividades que vêm sendo desenvolvidas no interior do estado. Além da organização e valorização dos centros culturais, há espetáculos de dança, teatro e música percorrendo esta imensidão de municípios que a Bahia tem. Sem falar nas inúmeras exposições de artes visuais. Uma delas é destinada à crianças na capital baiana. Coordenado pelo artista plástico Maninho Abreu, o Pinte no MAM ( Museu de Arte Moderna da Bahia) acontece todos os domingos das 16h às 18h no Pátio das Mangueiras do MAM. O projeto direcionado ao público infantil, busca incentivar a arte livre. No dia 18 de maio de 2008, contou com a participação do GIA - Grupo de Interferência ambiental.

Maiores Informações: MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia tel: 71- 3117-6065 - Grátis
www.mam.ba.gov.br

6 de junho de 2008

PROUNI prorroga novamente prazo para inscrições

Por: Erika Cunha

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 13 de junho o prazo final para as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2008. O projeto oferece bolsas de estudo em universidades particulares. Dia 13 também é o prazo final para inscrição dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.
Os interessados têm até as 21h do último dia para se inscrever. Segundo o MEC, mais de 118 mil estudantes já se inscreveram. O cadasto é feito apenas pelo site do Mec (www.mec.gov.br/prouni), e é necessário forcener o número do CPF.Para ter direito ao benefício, o candidato precisa ter obtido média de no mínimo 45 pontos nas provas de redação e objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007.Só podem se inscrever os candidatos que não tenham curso superior e que estejam em alguma das categorias pedidas: cursar o ensino médio completo na rede pública; cursar ensino médio completo como bolsista de instituição particular; cursar o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente como bolsista; ser portador de deficiência ou professor da rede pública.Bolsas - O ProUni oferece diferentes tipos de financiamento, de acordo com a renda do aluno. A bolsa pode ser integral (para quem tem renda familiar mensal por pessoa de até R$ 622,50), parcial de 50% (para quem tem renda familiar mensal por pessoa de até R$ 1.245) e complementar de 25% (para quem tem renda familiar mensal por pessoa que não exceda R$ 1.245).A divulgação dos pré-selecionados será feita no dia 11 de junho pelo MEC. Os selecionados em primeira chamada deverão, então, levar os documentos para comprovar os estudos e a renda familiar. O período de confirmação será de 16 a 27 de junho.

Fonte:http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=896842

5 de junho de 2008

Estudantes e profissionais discutem os desafios do telejornalismo

Por Laíza Ramos


Na próxima segunda-feira, 09 de junho, os estudantes da FIB vão ter a oportunidade de conversar com profissionais renomados da área sobre Os Desafios do Telejornalismo Contemporâneo.

A partir das 9h30, na livraria Saraiva do Salvador Shopping (2º piso), o jornalista Giácomo Mancini (TV Bahia/Rede Globo) e o cinegrafista Julio Cesar Almeida (TV Bahia/Rede Globo), ambos com larga experiência de mercado, vão revelar suas visões sobre as perspectivas para o jornalismo de televisão, que vive um momento singular diante do desenvolvimento de novas tecnologias como a internet e a TV Digital.

A iniciativa tem como objetivo promover uma aproximação contínua entre acadêmicos e profissionais. Os estudantes do sétimo semestre de Jornalismo vão realizar a cobertura do evento ao vivo para a TV FIB como atividade interdisciplinar do Laboratório de Telejornalismo.

Os interessados podem acompanhar a palestra pelo endereço www.worldtv.com/tv_fib e participar do chat, enviando perguntas para os convidados.

Fonte: FIB

Seminário discuti a importância da educação no combate ao trabalho infantil

Por Jenise Oliveira
A importância da educação como principal aliado na erradicação do trabalho infantil será tema do Seminário Educação Resposta Certa Contra o Trabalho Infantil, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE), no próximo dia 06 de junho, no Fiesta Hotel.

O evento, alusivo ao dia mundial de combate ao trabalho infantil comemorado dia 12 de junho, vai discutir a situação do trabalho precoce no Brasil e na Bahia do ponto de vista das políticas públicas educacionais, desde a educação básica ao ensino profissionalizante. Esse tema será um dos principais a ser abordado, pelos palestrantes que irão compor a mesa no segundo bloco da programação, discorrendo sobre a educação, como a mais importante ferramenta de enfrentamento do trabalho infantil. Segundo o auditor-fiscal, Zemer Rabelo, as crianças alcançadas pela fiscalização, da SRTE, em atividades insalubres e prejudiciais a sua formação moral, física e psicológica cursam, geralmente, até a 7ª série do ensino fundamental.
Além de discutir a importância da educação, na erradicação do trabalho infantil a SRTE e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) irão expor para os participantes as ações desenvolvidas por cada um deles, que coibem a prática do trabalho precoce desenvolvido pelas crianças.

Facom promove atualização em jornalismo online

Por: Erika Cunha

Salvador - O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas realiza no período de 9 a 13 de junho o curso “Ciberjornalismo em construção: luzes e sombras”, destinado a estudantes, profissionais de Comunicação e ao público geral. Coordenado pelo professor Marcos Palácios, o curso vai ser das 15h às 18h, na sala 04 da Faculdade de Comunicação (Facom – Campus de Ondina). Inscrições para preenchimento das 40 vagas são feitas no Nicom, na própria Facom. O curso faz parte das atividades do Convênio Brasil-Espanha para Estudo dos Cibermeios (Capes/DGU 140/07) e está na programação das atividades do professor Xosé López, da Universidade de Santiago de Compostella, como professor visitante do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.O curso pretende abrir discussões em torno das tendências do jornalismo contemporâneo, especialmente em sua fase digital; tomar contato com a visão de um pesquisador de ponta na área; e atualizar profissionais quanto às tendências do jornalismo e seus cenários futuros.

Fonte:http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/06/03/Bahia/Facom_promove_atualizacao_em_jorn.shtml

Fé ancestral e ritos contemporâneos

Por: Alessandra Ferreira

Na Bahia, o culto africano não foi introduzido só em Salvador, mas em todas as localidades que fizeram uso do trabalho escravo. O Recôncavo tem maior incidência, em virtude dos engenhos prósperos que exigiam a renovação de homens para todo tipo de serviço.
Os idiomas, dialetos, costumes tinham suas diferenças, embora guardassem unidade na religião, com pequenas variações nos rituais.
Atualmente essas variações se dão de acordo com a origem étnica de cada grupo.
Seja Ketu, Ijaxé, Angola, Congo, Gege, Cabinda. Em qualquer ponto do país, há casas de culto afro, inclusive com variações de nome. Camdomblé, na Bahia; Xangô, em Alagoas e Pernambuco; Macumba, no Rio de Janeiro; Babassuê, no Pará e Amazonas; Tambor, no Maranhão; Batuque, no Rio Grande do Sul.
Durante todo o ano acontecem festas de camdomblé na Bahia. Cada casa, cada nação ou grupo tem seu ciclo. Há muita procura de quem vem de fora querendo conhecer os cultos afros.
Quem tiver interesse em conhecer mais a cultuta baiana segue o endereço e o contato de alguns locais:

Ilê Axé Jitolu - Endereço: Rua do Cururu,71, Liberdade - Tel: (71) - 3388-4969

Ilê Ase Babá Ominguian - Endereço: Av. Beira Mar - São João de Manguinhos, Ilha de Itaparica - Tel: (71) 3631-3340

Terreiro do Alaketu - Rua Luís Anselmo, 67, Matatu - Tel: 3461-2790

Seminário

Estudantes promovem seminário seminário sobre Tráfico de animais e posse responsável

O Laboratório da Agência de Notícias do Centro Universitário da Bahia - Fib realizará, na próxima terça-feira, dia10, mais uma edição do Seminário Cidadania, Mídia e Terceiro Setor. Desta vez, o evento traz a debate o tráfico da fauna silvestre e a posse responsável de animais. O encontro, que está sendo promovido por alunos do 4º semestre do curso de Jornalismo/noturno, será às 20 horas, na sala 169, piso S1 da instituição, no Stiep. A entrada é franca.

Na oportunidade, será apresentado um panorama nacional, envolvendo a problemática do tráfico de animas e as responsabilidades na aquisição de animais domésticos. As discussões de cunho local ficarão a cargo dos debatedores convidados, que pretendem apontar possíveis soluções para a questão na Bahia.

A mesa de convidados contará com a presença de membros de Organizações não-governamentais (ONGs), órgãos competentes na defesa animal, assim como de órgãos de monitoramento e fiscalização ambiental. O evento pretende também ampliar o conhecimento das pessoas em relação ao tema, além de estreitar as relações entre mídia e terceiro setor.Você não pode ficar fora dessa, participe.

Seminário marca lançamento do projeto Tv Anísio Teixeira



A Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, realiza o seminário “Educação + Comunicação”, entre os dias 03 e 13 de junho, das 8 às 18 horas O seminário faz parte da formação dos educadores da Rede Estadual que estão sendo selecionados para atuar no projeto especial TV Anísio Teixeira. A partir do dia 10, o encontro reunirá pesquisadores, representantes da sociedade civil e gestores públicos que atuam na fronteira entre mídia e educação e terá palestra de abertura ministrada pelo diretor gearal do IAT, Penildon Silva Filho. As mesas-redondas terão como público educadores, comunicadores e estudantes destas áreas do conhecimento.

O seminário será divido em quatro temas Comunicação, Política e Cidadania; Mídia e Educação; Televisão e Cultura no Brasil e TV Pública. Dentre os palestrantes destacam-se Emiliano José (professor da Faculdade de Comunicação da UFBA); Edson Valadares (coordenador da Conferência Estadual da Comunicação - AGECOM); Albino Rubim (professor da Faculdade de Comunicação da UFBA); Paulo Henrique Almeida (coordenador da comissão que discute a Rede Audiovisual da Bahia, Secretaria Estadual da Cultura); Sofia Federico (diretora da DIMAS / Fundação Cultural do Estado da Bahia); Marcílio Rocha, pesquisador e educomunicador (SUDEB / SEC); Malu Fontes, jornalista e professora da Faculdade de Comunicação da UFBA; Orlando Senna (cineasta e diretor da TV Brasil); Pola Ribeiro (cineasta e diretor da TVE / IRDEB); Juliana Machadi e Bruna Hercog, representantes da ONG CIPÓ – Comunicação Interativa; Maria Eugênia Millet, representante da experiência doCentro de Referência Integral do Adolescente (CRIA); Elizabeth dos Santos, representante da TV Paulo Freire (Secretaria Estadual do Paraná); Nádia Virgínia (projeto TV Olho D’água - UEFS); Ana Cláudia Cavalcante (jornalista e bacharela em artes Cênicas) e José Carlos Rêgo (ator, arte-educador e mestre em educação), representando o projeto da SEC, TV Anísio Teixeira.

O seminário marca o início das atividades da equipe de professores que vão atuar na concepção estético-pedagógica dos programas da TV Anísio Teixeira, transmitidos inicialmenete para 600 escolas da rede. A TV pública da secretaria da Educação será parte da estrutura do IAT e mais um instrumento para o desenvolvimento das principais linhas de ação do Instituto, centradas na formação de educadores, experimentação e pesquisa. A grade de programação vai estar focada nas necessidades da comunidade escolar, colaborar para a formação inicial e continuada dos Educadores e ser um instrumento para a expressão da diversidade cultural do Estado. O projeto especial TV Anísio Teixeira representa o prosseguimento dos investimentos da SEC na relação entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) e os processos de ensino-aprendizagem.

Convidados:
Albino Rubim (professor da Faculdade de Comunicação da UFBA)
Clarissa Braga (prpgrama infantil "Turma da Árvore" / TV Unifacs)
Edson Valadares (sociólogo e coordenador da Conferência Estadual da Comunicação - AGECOM)Elizabete dos Santos (representante da TV Paulo Freire - Secretaria Estadual do Paraná)Emiliano José (jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da UFBA)
Juliana Machado e Bruna Hercog (representantes da ONG CIPÓ - Comunicação Interativa)
Malu Fontes (jornalista, pesquisadora e professora da faculdade de comunicação da UFBA)Marcílio Rocha (jornalista, pesquisador e educomunicador - SUDEB / Secretaria da Educação)Maria Eugênia Millet (psicóloga, arte-educadora e fundadora do Centro de Referência Integral do Adolescente - CRIA)
Nádia Virgínia Carneiro (professora e pesquisadora / projeto TV Olhos D'água - UEFS)
Orlando Senna (cineasta e diretor da TV Brasil)
Paulo Henrique Almeida e Carlota Gottschall / Secretaria da Cultura (representantes da comissão que discute a Rede Audiovisual da Bahia)
Penildon Silva Filho (jornalista, doutor em Educação e diretor geral do IAT / Secretaria da Educação)
Pola Ribeiro (cineasta e diretor da TVE / IRDEB)
Ruy Pavan e Andréa Néri (representantes da UNICEF na Bahia e Segipe)
Sofia Federico (jornalista, videomaker e diretora da DIMAS / Fundação Cultural do Estado da Bahia / Secretaria da Cultura)
Terezinha Fróes (pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da UFBA)

Serviço:
Seminário "Educação + Comunicação"
Abertura - dia 10/06, das 8 às 12 h e das 14 às 18 h
Teatro IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
Rua Pedro Gama, 413/E - Alto do Sobradinho - Federação
Salvador-Bahia
Telefone:(71) 3116-7300



Seminário Educação + Comunicação"
Dias: 11, 12 e 13,das 8 às 12 h e das 14 às 18 h
Auditório do IAT - Instituto Anísio Teixeira
Estrada da Muriçoca, s/n - Paralela
Salvador - Bahia
Telefone: (71) 3116-9019

4 de junho de 2008

Cientistas membros da ABC se reúnem em Salvador

Por Luana Valente


A Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove amanhã (6), em Salvador, a primeira reunião regional baiana, na Fundação Oswaldo Cruz – Rua Waldemar Falcão, 121 – Candeal. O encontro terá participação de membros da ABC residentes na Bahia, além de convidados. Contará com a presença do professor Jacob Palis Jr., presidente da ABC, que vai fazer conferência de abertura, e do professor Jorge Guimarães, presidente da Capes. Temas em foco: “Situação atual e perspectivas das ciências na Bahia” e “Ações de pesquisa agregadoras no Estado da Bahia”. A entrada é franca. Informações adicionais junto aos professores da UFBA Jailson B. de Andrade (jailsong@ufba.br) ou Manuel Barral-Netto (mbarral@cpqgm.fiocruz.br).

Fonte: UFBA

Escola de Teatro comemora aniversário com lançamento de livros

O programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) comemora os 52 anos da Escola de Teatro no dia 13 de junho, às 18h, no próprio campus. Na ocasião terá o lançamento de três publicações, A Revista Repertório, os Cadernos do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (Gipe-CIT) e os Anais de Etnocenologia. A Revista Repertório, na nona edição, destaca a "poética e a política da diferença", além de dois ensaios que repercutem a história e a memória da cinqüentenária Escola de Teatro, primeira no Brasil ligada a uma instituição de nível superior. Já o Gipe-CIT traz dois cadernos com o título Estudos em Movimento, com textos que giram em torno da temática "Corpo, Crítica e História" e "Corpo, Criação e Análise". A terceira publicação reúne pesquisas apresentadas no V Colóquio Internacional de Etnocenologia, ocorrido na capital em agosto de 2007. Os Anais de Etnocenologia traz textos de pesquisadores brasileiros e franceses. Todas as publicações podem ser adquiridas no dia do evento ou, depois, na secretaria da pós-graduação, na Escola de Teatro, no Canela.

Fonte: http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/06/04/Bahia/Teatro_comemora_aniversario_com_l.shtml

Postado por Fúlvio Oliveira

Marcha Lenta

No ritmo atual Brasil não atingirá metas estabelecida para a educação em 2015

O fim do analfabetismo, a melhoria da qualidade de ensino e a redução da desigualdade na formação dos estudantes de classe sócias diferentes são alguns dos problemas que fazem com que o Brasil permaneça distante de atingir as seis metas a que se comprometeu durante a Conferência Mundial de educação de Dacar, em 2000. Essa é a conclusão do “Relatório de Monitoramento de educação para Todos- Brasil 2008” o primeiro realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) com análise sobre a educação brasileira, divulgado no mês passado .

Além das metas citadas, as outras três que devem ser atingidas até 2015 são: expansão da educação na primeira infância, garantia de acesso á educação primaria completa e de qualidade e ampliação do ensino para jovens e adultos.

De acordo com o levantamento, o Brasil encontra-se na 76° posição no ranking de ensino dos 129 signatários da conferencia de Dacar. Ficou atrás de vizinhos como Peru, Venezuela, Bolívia e Paraguai. No ranking de 2001, o país estava no 72º lugar “seguindo o mesmo ritmo, o Brasil não vai atingir as metas até 2015, garantiu, durante o lançamento do relatório, a autora do documento, Ângela Barreto”.

Um exemplo do ritmo lento é a taxa de analfabetismo. Ela era de 15,6% em 1995, passou para 11,1% em 2005 e precisa estar 6,7% em 2015. A igualdade racial nos ensinos fundamental e médio também não deve atingir a meta. Em 2006, havia 37,94% de alunos negros, de 15 a 17 anos, no ensino médio, contra 58,3% de brancos. Também permanece grande a desigualdade entre ricos e pobres que vão á escola. A taxa de escolarização dos 20% mais ricos na educação infantil, por exemplo, é o dobro da dos 20% mais pobre. Mas o pior dado é a taxa de alunos que chegaram á 5° série do ensino fundamental: o Brasil está na 93° posição, apenas 54% dos alunos completa essa etapa.

Segundo o Governador, o levantamento não considerou ações recentes como o plano de Desenvolvimento da Educação.
“Há uma avenida a percorrer. Mas era uma avenida esburacada. Hoje, ela é pavimentada e vai permitir acelerar o passado”, disse o Ministro da Educação Fernando Haddad .


Fonte: Folha Universal, edição: 840 pag 13

Independência da Bahia é tema de concurso de redação

Por: Erika Cunha

Salvador - Termina nesta quarta-feira (4) as inscrições para o concurso de redação promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com o tema Independência da Bahia. Podem se inscrever alunos das redes estadual e municipal de ensino, de 5ª a 8ª séries, nas próprias unidades escolares, através de ficha de inscrição, que devem ser posteriormente encaminhadas às Diretorias Regionais de Educação (Direc).Os estudantes concorrerão em categorias específicas para ensino fundamental e médio. As redações devem ser realizadas nestas quinta e sexta-feiras (5 e 6) nas próprias escolas, que deverão selecionar a melhor redação de sua unidade e encaminha-la, no dia 13 de julho, às Direc. Os critérios para avaliação e seleção das redações serão: adequação lingüística, coesão e coerência textual, conteúdo adequado ao tema proposto, correção gramatical, criatividade, estilo, estrutura textual e vocabulário.Serão premiados tanto os alunos selecionados pelas escolas para concorreram à etapa final, com uma mochila literária personalizada, como os vencedores na última etapa que receberão, respectivamente, um computador com impressora, um MP5 e uma câmera fotográfica digital. A escola onde o aluno conquistar o primeiro lugar na etapa final, ganhará um computador e as escolas dos classificados em 2º e 3º lugares receberão uma mini-biblioteca e menção honrosa pelas melhores redações. Já os professores, receberão, respectivamente, um computador e, para os dois últimos colocados, uma mochila literária personalizada.

Fonte:http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/06/03/Bahia/Independencia_da_Bahia_e_tema_de_.shtml

WORKSHOP SOBRE O IMPACTO DA PROPAGANDA NOS MEDICAMENTOS.

Por: Laíza Ramos

Será realizado em Salvador o workshop "Saúde e Sociedade - O Impacto da Propganda de Medicamentos, sob a organização do médico Eudes Velozo, coordenador do Projeto Monitoração de Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária e Professor da Universidade Federal da Bahia - UFBA, dia 6 próximo, 8h, no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
O objetivo do workshop é divulgar as atividades de pesquisa e monitoração que a comunidade universitária, juntamente com a ANVISA, vem desenvolvendo, com o monitoramento e a fiscalização de propagandas de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária.
O encontro terá entrada franca e a ficha de inscrição poderá ser adquirida através do site www. lapemm.ufba.br A inscrição será confirmada obedecendo o número de vagas, 100 no total.
Fonte: Bahia JÁ

Diretrizes Gerais do Plano Nacional de Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) e a Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados lançam, na próxima terça-feira (3 de junho), o caderno "Diretrizes Gerais do Plano Nacional de Cultura". O documento traz proposta e orientações para a elaboração das políticas públicas da Cultura num horizonte de dez anos. A divulgação do caderno está agendada para às 11h30, no plenário da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal (CEC). Após o lançamento, haverá entrevista coletiva à imprensa.


Durante a cerimônia também haverá a posse dos conselheiros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e será divulgado o calendário dos seminários regionais que serão realizados para a elaboração participativa do Plano Nacional de Cultura (PNC). Farão uso da palavra durante a cerimônia, pelo MinC, o secretário executivo, Juca Ferreira, e o secretário de Políticas Culturais, Alfredo Manevy. Pela Câmara, os deputados Arlindo Chinaglia, presidente da Casa, João Mattos, presidente da CEC, José Aparecido de Oliveira, presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Cultura, Frank Aguiar, relator do projeto do PNC na Câmara, e Marcos Terena, representante do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar da Cultura.


A criação do PNC está prevista na Constituição Federal desde a aprovação da emenda Constitucional nº 48, de 2005. Os debates entre o governo e a sociedade civil para a elaboração do plano tiveram início em 2003, com a realização do seminário Cultura Para Todos. Posteriormente, foram realizadas audiências públicas e a 1ª Conferência Nacional de Cultura (2005), com o objetivo de debater as propostas com amplos setores da sociedade. Após concluído, o documento será enviado à apreciação do Congresso Nacional.

O caderno de Diretrizes Gerais do Plano Nacional de Cultura traz a primeira proposta de políticas públicas para o setor e está sendo divulgado para contribuir com o debate, o aperfeiçoamento, a disseminação e a reflexão sobre o tema. A publicação foi elaborada pelo MinC, em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.


O Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura será composto por 13 representantes da sociedade civil, escolhidos entre artistas como a cantora Daniela Mercury e os atores Antônio Grassi e Marcos Frota; intelectuais como o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni; escritores e cartunistas como Ziraldo e representantes da cultura popular brasileira, como Chico Simões, entre outros. Uma das principais atribuições do conselho é orientar e subsidiar os parlamentares na avaliação das propostas de diretrizes para as políticas de Cultura.


Além dos conselheiros da Frente Parlamentar, também estarão presentes no lançamento do caderno representantes do Conselho Nacional de Política Cultural, que é formado por representantes de vários ministérios, pelo Fórum Nacional de Secretários de Cultura, pela Confederação Nacional de Municípios, pela Frente Nacional de Prefeitos, além de representantes da sociedade civil e da cultura popular brasileira.


*Uma cópia do caderno com as primeiras propostas para o Plano Nacional de Cultura pode ser encontrada no link:
http://www.cultura.gov.br/site/?cat=134
.
Telefone para contato: (61) 3316-2201, com Patrícia Saldanha/Ascom/MinC.

1ª Conferência de Comunicação Social da Bahia


"A democratização dos meios de comunicação, através da garantia plena a informação é direito fundamental do ser humano e deve ser assegurado pelo Estado. Este é mais um compromisso do governo em ampliar a participação e o dialogo social, estabelecendo uma co-responsabilidade entre o poder público e todos os segmentos da sociedade.
E para garantir o seu direito à comunicação, será realizada nos dias nos dias 14, 15 e 16 agosto de 2008 a 1ª Conferência de Comunicação Social da Bahia, convocada pelo Governo do Estado e promovida por organizações da sociedade (GT Comunicação - normalizada pelo decreto nº 10.592 de 22 de novembro de 2007), composto por representações dos setores organizados em torno desta temática para organizar, acompanhar e sistematizar as discussões da conferência
."




Maiores informaçõe podem ser obtidas no site http://conferencia.comunicacao.ba.gov.br/

Apae-Salvador realiza curso sobre conceitos neurofuncionais

Por Rafael Veloso

Os profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, terão uma oportunidade única, para adquirir conhecimentos sobre os conceitos neurofuncionais. É que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Apae – Salvador, está com inscrições abertas para o Curso Básico Neuroevolutivo Conceito Bobath. A carga horária é de 280 horas e certificação da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais. As aulas acontecem, em julho, em três etapas na Apae, localizada no bairro da Pituba. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (71) 3270-8308.

CURSOS FORMAM TÉCNICOS NO INTERIOR DO ESTADO

Por Cláudia Correia

O Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia(Ceteb), em Feira de Santana, vinculado a Secretaria Estadual de Educação, promove novas turmas para 12 cursos técnicos. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até sexta-feira, dia 06 de junho, pelo site www.sec.ba.gov.br
As 1.490 vagas abertas são para os cursos técnicos: agropecuária, hospedagem, meio ambiente, zootecnia, eletromecânica,operaçõesadministrativas,automaçãoindustrial, mecânica automotiva, processos administrativos, mecânica industrial, edificações e informática. As turmas serão formadas nas unidades avançadas do Ceteb em Feira de Santana, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Santa Maria da Vitória e Mucugê. Os cursos integram o Plano Estadual de Educação Profissional que tem como objetivo capacitar professores e formar técnicos a fim de ampliar a educação profissional no interior do estado.

3 de junho de 2008

Encontro de Agroecologia é sediado em Escola Agrotécnica de Amargosa

Por Luana Valente

Discutir os processos produtivos ambientalmente sustentáveis e economicamente rentáveis, visando a consolidar a agricultura familiar do território do Vale do Jiquiriçá. Este é o objetivo do 1º Encontro de Agroecologia, que iniciou dia (02) segue até quinta-feira (05), na Escola Agrotécnica de Amargosa, unidade da Secretaria Estadual da Educação.

Para o superintendente de educação profissional, Almerico Lima, eventos como este mobilizam a comunidade do entorno da escola e a envolve nos trabalhos da unidade. Ele acrescenta que este é um dos objetivos da educação profissional. ¿Ao mesmo tempo em que a escola abre as portas e atualiza os alunos para elementos curriculares do mundo do trabalho, ela aproxima os empresários e agricultores da realidade local, tornando a escola viva¿, afirma.

Durante o evento, acontecem mesas-redondas, palestras, oficinas e mini-cursos cujos temas principais são a agroecologia, a agricultura sustentável e familiar, tendo como cenário as ações desenvolvidas no Vale do Jiquiriçá. No encerramento, haverá um ato público em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente. Estarão presentes representantes de organizações de agricultores e de movimentos sociais dos 21 municípios do entorno do Vale.

Fonte: ASCOM - SEC

Curso para: Produção em Cinema e Vídeo

Objetivo do curso:

Contribuir para a formação em produção audiovisual e colaborar na formação de novos cineastas e videastas, oferecendo noções técnicas básicas de cinema e vídeo, mostrando, passo a passo, como produzir um trabalho audiovisual.Administração, da pré-produção às filmagens; O roteiro, decupagens, análise técnica, organograma e fluxograma;Orçamento; Equipamentos de Câmera;Som;Iluminação e maquinárias;Aluguel de locações e estúdio;Equipe Técnica;Elenco;Alimentação;Hospedagem;Efeitos Especiais;Relatórios, tabelas e ordem do dia;Montagem e Edição do Som;Laboratórios e estúdios de som;Telecinagem e kinescopagem;Legislação Profissional.

Público-Alvo

Estudantes de Comunicação, profissionais da área de Cinema e Vídeo, além de interessados nos temas.

Carga-horária: 16 h

Evento

Local: Faculdade de Comunicação da UFBA
Datas: 7/07/08 a 16/07/08
Horário: Turma 1(manhã); 10h às 12h Turma 2(tarde):16h às 18h.
Inscrições: FAPEX
Rua Caetano Moura, 140 – Federação
Tel.: (71) 3183-8460
E-mail: fapex@fapex.org.br
Horário: das 08 às 12h e das 14 às 17h
Nº de Vagas: 40 (quarenta), sendo 04 (quatro para bolsistas)
Investimento: R$ 490,00 (quatrocentos e noventa reais)

FUNCEB promove III Workshop de Elaboração de Projetos Culturais

Por: Alessandra Ferreira

A Fundação Cultural do Estado da Bahia promove oficinas de elaboração de projetos culturais em 26 cidades baianas. O projeto, que está em sua terceira edição, tem como objetivo capacitar produtores, agentes culturais, artistas e demais interessados em formatar projetos, assim como informá-los sobre as oportunidades existentes de financiamento da cultura. As duas primeiras edições do Workshop, realizadas em julho e setembro de 2007, foram bem avaliadas pelos 2.000 participantes das 26 cidades por onde passou. Logo após a primeira edição, verificou-se um aumento de 130% no número de projetos do interior inscritos nos editais da FUNCEB.

Amargosa, Andorinha, Apuarema, Araci, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cafarnaum, Camamu, Capim Grosso, Catu, Correntina, Curaçá, Cruz das Almas, Ipirá, Irará, Itacaré, Itororó, Luís Eduardo Magalhães, Paramirim, Poções, Rodelas, Ruy Barbosa, Salvador, Seabra, Simões Filho, Teixeira de Freitas
Maiores informações: 71 - 3103-4011/4046
Até 1/06 de 2008, 9h às 13h e das 14h às 18h - Grátis
assessoria@funceb.ba.gov.br
www.funceb.ba.gov.br - FUNCEB

SEC inscreve para 1.490 vagas em cursos técnicos

Por: Erika Cunha

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) inscreve, até esta sexta-feira (6), para novas turmas de cursos técnicos no Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb) Áureo de Oliveira Filho, em Feira de Santana, e em mais quatro unidades avançadas nos municípios de Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Santa Maria da Vitória e Mucugê.
As cinco unidades estão oferecendo 1.490 vagas, distribuídas em 12 cursos técnicos - agropecuária, hospedagem, meio ambiente, zootecnia, eletromecânica, operações administrativas, automação industrial, mecânica automotiva, processos administrativos, mecânica industrial, edificações e informática. As inscrições, gratuitas, serão realizadas pelo site www.sec.ba.gov.br.

Fonte:http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=178072&id_secao=31

2 de junho de 2008

Uneb promove o I Eneali

A Universidade do Estado da Bahia promove entre os dias 14 e 16 de julho, o I Encontro Estadual de Alfabetização, Letramento e Inclusão Social na Contemporaneidade. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa, (Auto) Biografia, Formação e História Oral e o Núcleo de Estudos em Alfabetização, Letramento e Inclusão Sócio-digital (Neali), ambos ligados ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da Uneb, em Salvador, onde acontecerá o evento, além do auditório Caetano Veloso. Os interessados em submeter propostas de trabalhos nas categorias painel coordenado, comunicações ou relatos de experiência têm até o dia 6 de junho para efetuar inscrição. Os demais podem se inscrever até 20 de junho, basta enviar a ficha de inscrição com o comprovante de pagamento. As inscrições devem ser feitas até a data do evento ou enquanto durarem as vagas. Os valores da inscrição podem ser consultados através do portal da universidade (www.uneb.br). O pagamento deve ser efetuado através de depósito identificado em nome da Fundesf/I Eneali, no Banco do Brasil, agência 3460-6, conta corrente 19.420-4. As fichas de inscrição devem ser enviadas, junto com o comprovante de pagamento, para o e-mail eneali@uol.com.br.

Fonte: http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=177974&id_secao=31

Postado por Fúlvio Oliveira

Ciberjornalismo em Construção: Luzes e Sombras

Curso de atualização em jornalismo online, aberto ao público em geral, mas especialmente direcionado para estudantes de jornalismo e profissionais de Comunicação.
Objetiva-se:
a) abrir discussões em torno das tendências do jornalismo contemporâneo, especialmente em sua fase digital;
b) tomar contato com a visão de um pesquisador de ponta na área;
c) atualizar profissionais quanto às tendências do jornalismo e seus cenários futuros.
O curso faz parte das atividades do Convênio Brasil-Espanha para Estudo dos Cibermeios (CAPES/DGU 140/07) e está na programação das atividades dos Prof. Xosé López da Universidade de Santiago de Compostella, como professor visitante ao programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

Público-Alvo

Estudantes e profissionais de Comunicação

Evento

Local: Sala 04 da Faculdade de Comunicação da UFBA
Datas: 09/06/2008 a 13/06/2008
Horário: 15 às 18 h.
Inscrições: Nicom
Nº de Vagas: 50 (cinqüenta)
Realização: Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Coordenador: Marcos Silva Palácios